DE NOVO, DE OLHO NO ANO NOVO


Correndo tudo como previsto, em 2019 deveremos chegar ao 39º título publicado em livro, desde 1981. Sabemos que quantidade não quer dizer necessariamente qualidade, mas, cá entre nós, é quase um por ano!

As novidades, já nos respectivos prelos, são: a coletânea de crônicas “Meu Lote”, organizada pelo polivalente amigo Marcus Fernando (Numa Editora); o romance “Agora serve o coração”, bem-humorada ficção mágico-realista ambientada na Baixada Fluminense (Record) e “Ifá Lucumí, a tradição resgatada”, sobre a prática oracular dos babalaôs, os “pais do segredo”, desaparecida no Brasil desde a década de 1930 e retomada no Brasil, no início dos anos 90, com fixação de sacerdotes cubanos no Rio de Janeiro. Sobre este livro, escreveu Cristina Warth, dirigente da Pallas Editora, fundada por seu pai, o saudoso Antônio Carlos Fernandes:

“Como editora da Pallas, tive a honra de editar vários livros de Nei Lopes ao longo dos últimos muitos anos, e ser leitora em primeira mão de alguns de seus originais. Autor sensível e de muitos interesses, transita entre a literatura e a pesquisa acadêmica com igual fôlego e desenvoltura. E agora me chega IFÁ LUCUMI, o resgate da tradição.

Lopes adverte bem no início “Este livro não ensina Ifá, apenas apresenta uma forma de religiosidade tão antiga quanto mal conhecida ou mal interpretada.” Dito isto, usando de linguagem que flui com facilidade nos presenteia com um texto que é resultado de pesquisa rigorosa, mas também de sua vivência religiosa. Acompanhamos com ele o reaparecimento de IFÁ – sistema filosófico-religioso, de origem africana, que sobreviveu ao tráfico, se reorganizou na Diáspora, se fortaleceu e criou ramificações a partir de Cuba. Compreendemos também o papel central do Oráculo em Ifá, como o caminho de nossa comunicação com o Sagrado, sobretudo com o sagrado em nós.

a) Cristina Fernandes Warth.”


 

Uma ideia sobre “DE NOVO, DE OLHO NO ANO NOVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *