NEI LOPES NO ‘CONVERSA COM BIAL’!


Nei Lopes comentou parte de seu obra no ‘Conversa com o Bial’ – Foto TV Globo

JORNALISTA DEFENDE CANDIDATURA DE NEI LOPES PARA A ABL: ‘PELOS SAMBAS QUE ELE FEZ’

Escritor comentou sua obra e revelou temas de seus próximos livros no ‘Conversa Com Bial’

O sambista, enciclopedista, romancista, poeta e ensaísta Nei Lopes comentou parte de sua obra no Conversa com Bial desta segunda-feira, 15/10. Em 46 anos de carreira, o compositor lançou nove discos e publicou 38 livros. Vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 na categoria não ficção e dono de dois títulos honoris causa, o artista lembrou suas parcerias com Wilson Moreira e Candeia durante o programa, e foi bastante elogiado pelo jornalista Hugo Sukman. Para o escritor, o carioca – de 76 anos – merecia ter uma cadeira na Academia Brasileira de Letras:


“Acho que ele deveria entrar pelos sambas que fez. Não precisava ter escrito nenhum livro”.


“Falta uma pessoa oriunda da música popular, do subúrbio. Poderia ser ele”.


Sukman elogiou o último livro lançado por Nei: ‘O Preto Que Falava Iídiche’, romance que narra uma história de amor entre um negro e uma judia branca:


“Acho esse um livro do nível de um Gabriel García Márquez. É muito profundo”.


Outro convidado da noite, o historiador Luiz Antônio Simas, parceiro do sambista no projeto “Dicionário da História Social do Samba”, também exaltou o livro do veterano:


“É maravilhoso. Nei é um romancista que dialoga com a história e faz aquela coisa de misturar personagem de ficção com personagem real”.


Nei revelou ainda quais serão seus próximos projetos literários: um livro de crônicas, chamado “Meu Lote”; um projeto voltado para o público infanto-juvenil – “que está praticamente pronto” – e um novo dicionário em parceria com Simas:


“Estamos começando uma nova aventura que vai trabalhar com o amplo repertório das religiosidades africanas em todas as Américas. É um grande projeto que vamos tocar pra frente”, adiantou o historiador.


Será que o escritor tem trabalhado mais que o sambista?


“As coisas vêm caminhando muito equilibradamente, uma alimentando a outra (…) Os dois estão colaborando direitinho para pagar as contas”, brincou Nei.


QUER SABER MAIS SOBRE O TEMA? CONFIRA TODOS OS VÍDEOS DO PROGRAMA DESTA SEGUNDA-FEIRA, 15/10!


Conversa com Bial tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *