BENÉ, MORENO, CORONEL JORGE LOPES (1948 – 2017)


Lembro do garoto gorducho e sisudo que, mal sabendo falar, incorporou à sua figura o apelido Bené, cravado pelo certeiro Tio Dica, criador de alcunhas e cognomes imorredouros, como Varé, Duú, Doceu, Niquizé, Sinhá, etc. Depois, veio o rapaz estudioso, caprichoso, pobre, mas bem vestido, dançando direitinho e namorando melhor ainda.

Então vieram as grandes alegrias dadas por ele à nossa Família: o ingresso no CPOR; a entrada na UERJ, onde se bacharelou em Física, a ciência da matéria e da energia; e sua aprovação na Escola de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros, onde entrou e se formou sempre em primeiro lugar.

No meio disso tudo que enumeramos sem lembrar bem a ordem cronológica estava a carreira musical, para a qual contribuímos avalizando a compra de um par de tumbadoras, instrumento hoje mais referido como congas, na Casa Góes da Rua São José. Surgia aí o Jorge Moreno, eventualmente crooner (cantor) nas gafieiras Elite e Estudantina e em outras bocadas dançarinas. E esse Moreno era a contraparte do Coronel Jorge Lopes, porta-voz de sua briosa corporação, figura fácil nos noticiários televisivos, dando explicações sobre sinistros e enchentes, num tempo em que aqueles três bobocas que hoje fazem figuração por trás dos entrevistados do RJTV ainda não existiam.

BenéMorenoCoronel… Que currículo, minha gente! Que bagagem! Até que em julho de 2017, de repente, as Forças Superiores do Universo nos privaram de sua presença, por razões que só Elas conhecem.

Então, hoje, 8 de janeiro, estaria fazendo 70 anos o nosso querido sobrinho e afilhado, portelense com uma quedinha pelo Salgueiro, cujo legendário reduto, lá nas alturas tijucanas, subiu conosco aos 17 anos de idade, num sábado de fevereiro.

Para ele, agora certamente acolhido pela alta e intensa espiritualidade de seu pai biológico, o Cabo Dayr, herói brasileiro, e dos nossos demais Ancestrais, vão daqui estas lembranças emocionadas.

Ibaê!

(NL)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *